22 de março de 2011

4. Nossas atividades




As atividades realizadas pela PJ na Diocese de Oliveira têm dois direcionamentos. O primeiro é dos encontros de formação, eventos e reuniões. Aqui é onde realizamos nossos momentos formativos, de manifestação e organização. No segundo, acolhemos os direcionamentos emanados pelas PJs a nível nacional e buscamos estudar e concretizar o caminho oferecido pelas atividades permanentes.



4.1 Encontros de formação, eventos e reuniões



I) E.I. (Encontro de iniciantes)



Objetivos: Colaborar para que o jovem possa tomar consciência das 5 dimensões da PJ, construindo um projeto de vida que possa ser integral, levando em consideração os diversos aspectos da vida. Abrir caminho para uma adesão mais consciente a Jesus Cristo – o Humano inteiro e integrado - na Igreja comunhão e participação. Evangelizar o jovem por meio dos próprios jovens, exercitando o protagonismo.

Promover envolvimento participativo; Perceber a formação como processo; momento de encontro e espaço para novas amizades.



II) C.D.L. (Curso de dinâmicas para líderes)



Trata-se de um curso que pode ser facilmente reproduzido em vários lugares ao mesmo tempo. Sem uma proposta desta natureza corremos o risco de ver nosso projeto pastoral reduzido a um pequeno grupo de iniciados, que desanimam diante de outros grupos com propostas alienadas e alienantes, mas que atingem um grande número de pessoas.

Este estilo de curso tem a vantagem de colocar o leigo como protagonista do processo de evangelização. Quando se trata de jovens, esta estratégia pastoral exerce muita influência. Um jovem bem preparado, falando para outro jovem tem uma força especial. Provoca a reflexão: “Se ele, que também é jovem, pode abraçar a proposta de Jesus Cristo com tanta convicção e competência, por que eu não posso?”

Uma das vantagens do curso está na facilidade da execução: não requer muitos recursos humanos nem financeiros.

Outro ponto de destaque é o método de aprendizagem. Utiliza-se um aprender fazendo, de aprender pela experiência. Trata-se de um método muito mais eficaz do que o método exclusivamente teórico. As palestras são complementadas por uma prática concreta e as pessoas podem aprender por meio de um processo de erro e acerto e contar com a orientação de alguém mais experiente. É assim que uma pessoa aprende uma profissão. Pois, não se forma um cirurgião ou um eletricista somente com teoria. É assim que aprendemos as habilidades de liderança necessárias para responder com competência ao chamado de Jesus: “vá e evangelize todos os povos”.



III) E.D.A. (Encontro Diocesano de Assessores)



Objetivos: Ver e avaliar a realidade da juventude e o trabalho pastoral realizado; procurar luzes junto à Palavra de Deus, no magistério e orientações da Igreja e discernir critérios e motivações para a evangelização da juventude; discutir pistas de ação e metas concretas; despertar e formar assessores que acompanhem e sustentem o serviço do anúncio da Boa Nova aos jovens.



IV) E.F.A.E. (Encontro de Formação Afetiva Espiritual)



Objetivos: trabalhar temas como: auto-conhecimento, auto-estima, afetividade, sexualidade, o sentido da vida, Espiritualidade, a centralidade da pessoa de Jesus em nossa vida; oferecer uma reflexão arejada para a vivência e uma interioridade e personalidade mais integrada; reflexão sobre uma vivência cristã de uma sexualidade humana e cristã; Experimentar e desenvolver uma espiritualidade que possa sustentar um projeto de vida cristão em meio a uma realidade fragmentada, vivenciando no dia-a-dia o sabor do encontro e anúncio de Jesus Cristo.



V) J.O.I.D.I. (Jogos Olímpicos da Integração Diocesana)



A principal idéia é proporcionar a toda a juventude diocesana participante de grupos de jovens, uma forma de entretenimento e integração. Jovens que fizeram e fazem parte de grupos de jovens se confraternizam através da motivação da prática de esportes.



VI) Reunião da equipe diocesana



A equipe diocesana (coordenadores, secretária, assessores e equipe de suporte) se reúne para avaliar e encaminhar demandas na concretização do projeto. Também para perceber caminhada comum e se organizar melhor.



VII) Reunião ampliada



A equipe diocesana se reúne e conta com a presença da equipe ampliada (jovens e assessores convidados a fazer parte desse momento) e equipe de coordenadores dos encontros para avaliar, organizar e deliberar caminhos para a PJ na diocese.



4.2 Atividades permanentes da PJ



I) Semana da cidadania



A história da Semana da Cidadania, marcada por atividades que defendem a vida dos adolescentes e jovens. Nasceu em 1995 e é coordenada pelas Pastorais da Juventude do Brasil. Esse evento nos convida darmos sentido à nossa existência construindo uma sociedade com os sinais do Reino. É parte de um processo dos grupos organizados que desejam ir ao encontro dos outros jovens para anunciar a vida para todos e vida em abundância Toda luta nasce do desejo de fazer algo. Nossa tarefa de pastoralista, de cuidadores da vida, de gente que acredita que a missão é o anúncio da vida, ou seja, a mudança de uma situação de morte para uma situação de vida. Teremos que partir daí. Provocar os jovens a fazer a experiência do caminho. Acreditar no impossível, frente à morte, anunciar a ressurreição e a vida nova.



II) Semana do estudante



A Semana do Estudante, que acontece em agosto, próximo ao dia do estudante, é coordenada pela Pastoral da Juventude Estudantil (PJE). A Semana do Estudante é um exercício ousado de cidadania. Ela se propõe a trabalhar a partir do protagonismo estudantil, para que o jovem estudante assuma o compromisso de construir a educação e a sociedade que tanto quer e sonha a partir de seu chão, que é a escola. Acontece desde o ano de 2003.



III) D.N.J. (Dia Nacional da Juventude)



Ë um dia comemorativo e celebrativo da juventude brasileira. Por iniciativa da Igreja católica, é celebrado em outubro desde 1986. Em todas as dioceses do Brasil há diferentes formas de programação e atividades. Durante a preparação e na realização do evento são desenvolvidas diversas programações, trabalhando a evangelização da juventude e seu envolvimento com a sociedade. Há sempre a preocupação social, educativa, cultural e evangelizadora. Acontece sempre no último domingo de outubro e, em nossa diocese, a cada ano é escolhida uma paróquia para sediar esse evento.

Nenhum comentário: