13 de abril de 2011

Padre Sebastião fala sobre a Ampliada Nacional da PJ

Em Janeiro deste ano aconteceu na cidade de Imperatriz, no estado do Maranhão, a Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude com a participação de jovens de todo o Brasil. A Diocese de Oliveira foi representada pelo assessor Padre Sebastião, que concedeu-nos uma excelente entrevista contando todos os detalhes desse momento importante. Confira logo abaixo.

- Qual foi a principal temática da Ampliada Nacional?
A Ampliada Nacional da PJ em Imperatriz/MA teve como tema PJ: Missão e Profetismo, lema: Vamos juntos/as gritar, girar o mundo. Chega de Violência e Extermínio de Jovens! E iluminação bíblica: O meu desejo é a vida de meu povo (Est 7,3). O seu objetivo geral: Avaliar a caminhada dos últimos três anos (2008-2010), projetando ações para os próximos seis anos (2011 a 2016), tendo em vista a próxima Ampliada (em 2014) como um momento de avaliação e re-planejamento. Tudo isso dentro do processo do método VER-JULGAR-AGIR.
- Como está a preocupação da PJ com a juventude e os problemas dela em nosso país?
A juventude é o foco da PJ, principalmente a juventude mais “lascada”. Essa preocupação se manifesta de várias formas: pela busca em valorizar a identidade cultural das minorias, pelos projetos e ações pela vida da juventude e, principalmente pelo grito profético da Campanha Nacional contra violência e extermínio de jovens.
- Quais as principais decisões aclamadas?
Revisão e aprovação dos cinco projetos já existentes (Teias da Comunicação, Caminhos da Esperança, Mística e Construção, Ajuri, a Juventude quer Viver) e aprovação do sexto e mais novo projeto (Tecendo Relações).

Também foram escolhidos os 06 novos membros da Comissão Nacional de Assessores e eleito o novo secretário nacional para o período de 03 anos.

Ainda debateu-se e chegou-se a soluções para a organização e articulação da PJ, como também a sua sustentabilidade financeira.
- Como foi o clima de encontro cultural de pessoas de todo o país?
Em primeiro lugar foi muito bacana a diversidade cultural. Jovens de todo o país, compondo uma pluralidade de sotaques. Mas foi legal perceber que, apesar da diversidade, já no início a linguagem e o entendimento foram comuns: prevaleceu a linguagem pjteira.

Cada bloco de regionais teve a oportunidade de apresentar um pouco de sua cultura.

Depois também podemos falar das manifestações culturais do lugar onde fomos acolhidos, a cidade de Imperatriz, manifestadas na comida, na dança, na música e no seu jeito de ser e viver.
- Quais as autocríticas da PJ com relação a sua atuação?
Percebi dois pontos. O primeiro é uma reavaliação da PJ na sua relação intra-eclesial, ou seja, o seu ser dentro da Igreja. Nesse sentido foi acrescentado um 13º principio da PJ (aquilo que ela não abre mão) falando dessa relação intra-eclesial.

Em segundo lugar, a PJ se confrontou com o seu modo de resolver suas questões internas evitando clima tenso e aguerrido de momentos anteriores.
- Como você vê a força da PJ no Brasil? O que precisa melhorar?
Cito um fato para ilustrar: foi muito importante a participação da PJ na organização inicial do CONJUVE (Conselho Nacional de Juventude). Isso mostra a força da PJ no cenário social. Também se percebe pela grande adesão que a Campanha tem alcançado em várias instituições governamentais ou não.

Precisa amadurecer ainda o modo de estar nos espaços políticos e sociais sendo Igreja e fortalecer sua atuação no meio urbano e suas novas culturas.
- Qual foi a ligação da CNBB e dos órgãos da Igreja com a ampliada e como você avalia essa ligação?
Em primeiro lugar, destaca-se a presença em boa parte da Ampliada de Dom Eduardo e Padre Sávio. Eles são as referências da CNBB para o Setor Juventude.

Depois a presença de bispos do Maranhão que deram, além da presença, seu apoio e motivação.

Não faltaram cartas de motivação de outros setores e parceiros. Exemplos: PJE e CEBs.
- Qual a sintonia de nosso projeto diocesano com as diretrizes nacionais?
Dos 6 projetos nacionais da PJ estamos bem afinados com 03 (Caminhos da Esperança que trata da formação de lideranças e assessores, Mística e Construção que trata a mística e identidade da PJ, e Teias da Comunicação que trabalha a comunicação pjteira utilizando-se dos modernos meios de comunicação).

Em 2 deles estamos a caminho (Tecendo Relações, caçula dos projetos, que trabalha a perspectiva da afetividade e sexualidade e Juventude quer Viver que vai de encontro com as grandes demandas sociais da juventude dentro do qual está a Campanha Nacional comtra Violência e Extermínio de Jovens).

Em um dos projetos, o AJURI (trabalha a diversidade cultural e busca fortalecer a identidade cultural das minorias como indígenas, ribeirinhos, quilombolas...) precisamos ainda abrir reflexões e caminhos. Como trabalhar a cultura juvenil em nossa realidade? O que nos identifica culturalmente? São perguntas que me inquietaram durante a Ampliada.
- Quais são as nossas semelhanças e nossas diferenças enquanto diocese para com a PJ como um todo?
A maior semelhança é o processo de revitalização e rearticulação. Como aqui em nossa Diocese, a PJ está renascendo e reconquistando seu espaço em todo país.

A diferença que marca mais é em relação à questão cultural. Nós ainda trabalhamos pouco essa realidade, enquanto a PJ como um todo tem uma preocupação maior.
- Qual o maior ensinamento que a ampliada te trouxe e que você quer passar para os pejoteiros de nossa diocese e regional?
A força e a beleza de tomar decisões conjuntas sem perder a ternura;

A coragem de reavaliar princípios e tomar consciência de que há coisas que não podemos abrir mão;

A PJ renasce e vai encontrado seu lugar profético e missionário junto a Igreja do Brasil. E nós estamos no caminho certo;

Por fim, cada vez me convenço que a PJ é uma Pastoral Social.
- Como você avalia a força profética da PJ hoje e o que fazer para fortalecê-la e torná-la cada vez mais atuante?
Sua força profética está em não abrir mão de sua mística libertadora, levando os jovens militantes a se tornarem sujeito atuante e transformador na Igreja e sociedade.

Destaco também nesse ponto o fato da Ampliada ser transmitida via twitter. Foi a primeira vez que isso acontece. Com coragem e ousadia a PJ usa das boas qualidades dos meios de comunicação virtuais.


Mais informações: http://www.pj.org.br/noticias.php?op=ExibeNoticia&idNot=586

Nenhum comentário: