19 de julho de 2011

Encontro Regional do Leste II é avaliado por jovens da Diocese de Oliveira

Dioceses de Minas Gerais e do Espírito Santo enviaram seus jovens para o Encontro Regional


Aconteceu em Belo Horizonte o Encontro Regional da Pastoral da Juventude do Regional Leste II (Minas Gerais e Espírito Santo) no final do mês de Julho. A Diocese de Oliveira foi representada pelo assessor Paulo Olher junto aos jovens Guilherme Albertino, Tiago Sousa e Palloma Ramos. Palloma escreveu um relatório com suas percepções e detalhes de todo o encontro. Você confere logo abaixo:


"Gostaria de compartilhar com vocês um pouco das vivências do Encontro Regional do Leste II da Pastoral da Juventude, que aconteceu nos dias 23, 24, 25 e 26 em Belo Horizonte.

O trem da PJ Leste II partiu dia 23. Nesse primeiro momento fomos convidados a confeccionar juntamente com as dioceses de Campanha e Divinópolis o nosso vagão. A proposta era que de uma forma criativa demonstrássemos os gritos (dificuldades) e anúncios (conquistas) dessas três realidades. O nosso vagão contemplou, entre outas coisas, o nosso projeto: “ Entra na roda com a gente”. Apresentamos de forma dinâmica os encontros que realizamos. Como grito colocamos a questão da campanha contra a Violência e Extermínio de Jovens. Cada espaço deveria possuir um nome, alguém que simbolizasse a juventude e fosse inspiração para nós. Nosso vagão tinha o nome de alguém que não mede esforços para que o nosso trabalho se torne cada vez melhor: PADRE TIÃO!!! Foi uma forma simples que encontramos, em conjunto com as outras dioceses, de dizer o quanto o amamos e somos gratos pelo trabalho que realiza. O dia terminou com a missa celebrando Corpus Chisti.

A segunda estação contemplou nossos sonhos. Fomos convidados a, através de um desenho, representar tudo aquilo que desejamos conquistar. Posteriormente discutimos questões como a identidade da PJ com uma análise da realidade social, pastoral e eclesial. A noite cultural foi mineira, tivemos a quadrilha e uma mesa fantástica cheia de doces e comidas típicas.

Na terceira estação discutimos sobre Planejamento Pastoral e pudemos compartilhar importantes experiências. Vimos que nossa articulação serve de referência para o regional e nosso trabalho foi elogiado.

A seguir um resumo das oficinas referentes aos projetos nacionais da Pastoral da Juventude:

TECENDO RELAÇÕES: Trata-se de um projeto que propõe uma série de ações com o objetivo de ajudar o jovem a se descobrir. Essa descoberta envolve questões inseridas no âmbito da sexualidade, afetividade e vida enquanto grupo. O principal objetivo é formar grupos de Pastoral que se tornem mais do que simplesmente um grupo, mas que se transformem em um verdadeiro grupo de amigos com os quais possamos contar e tecer relações de comunhão de vida.

AJURI: Este projeto procura conhecer a cultura dos povos tradicionais, comunidades indígenas e quilombolas. Cada região possui uma bandeira de luta que está ligada ao meio ambiente. A da nossa região chama-se: Contra a Campanha de Siderúrgica do Atlântico. Quem ainda não conhece o projeto que visa à instalação dessas siderúrgicas na região, vale a pena se inteirar.


MÍSITCA E CONSTRUÇÃO: Trata basicamente da questão da espiritualidade da PJ. Alguns pilares dessa espiritualidade: Trintária (Pai, Filho e Espírito Santo), Cristocentrica (O Cristo como centro), Mariana ( Por contemplar Maria) e Encarnada e Libertadora (Preocupada com a justiça social e promoção do Reino de Deus). Foi abordada também a questão da Leitura Orante da Bíblia.

JUVENTUDE QUER VIVER: Trata-se essencialmente da vida da juventude, contemplando a Campanha e um ponto que quero trazer para discussão: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA JOVENS.

A quarta estação contou com o final das oficinas e o envio para nossa missão. "

Palloma Ramos é tesoureira da Pastoral da Juventude e estudante de Serviço Social. Reside em Formiga, mas tem sua atuação na Diocese de Oliveira.

Tiago Sousa e Palloma Ramos mostram a satisfação junto aos símbolos da PJ de Oliveira

Nenhum comentário: