18 de janeiro de 2012

Delegados da Diocese de Oliveira avaliam o ENPJ

Jovens fizeram foto oficial da delegação da Diocese de Oliveira
Os quatro delegados que representaram a Pastoral da Juventude da Diocese de Oliveira no 10º Encontro Nacional em Maringá-PR, de 8 a 15 de janeiro, avaliaram a participação dos mesmos no evento. Além disso, analisaram a importância dele para os trabalhos pastorais. Raquel Alves, Palloma Ramos, Vinícius Borges e Paulo Olher concluíram que o ENPJ foi de grande valor para toda a pastoral e destacaram o valor da identidade e da mística.

A mística do ENPJ trouxe uma reflexão a cada dia de encontro à luz dos lugares bíblicos vividos por Jesus. Para a jovem Palloma Ramos este foi o grande destaque de todo o encontro. Essa é também a opinião do jovem Vinícius Borges que destaca que na Diocese de Oliveira a prioridade a ser trabalhada no ano de 2012 é a espiritualidade e a vivência da mística nos grupos de base deve ser bem priorizada.

O tema do encontro foi intitulado “Somos Igreja Jovem”. Para Paulo Olher a necessidade de se colocar como igreja jovem é fator fundamental a ser vivenciado pela juventude da Diocese de Oliveira, uma vez que a igreja necessita da juventude e a mesma necessita do espaço eclesial. “Precisamos entender mais sobre os documentos, as atitudes e confeccionar projetos para que juntos, jovens e igreja, produzam e executem-nos através de um dialogo para o bem de nossas comunidades”.

A jovem Raquel Alves destaca o lançamento do subsídio "Somos Igreja Jovem" no ENPJ com um pouco da história e a sistematização dos projetos da Pastoral da Juventude. Para ela é momento de aliar esse material aos trabalhos de evangelização. O participante Vinícius Borges salienta que “é de extrema importância possibilitar o acesso as lideranças a esse material, pois ele traz as lutas essenciais que a PJ nacional desenvolve como um meio de ser igreja atuante na sociedade”.

Os jovens afirmaram que vão aproveitar de espaços de eventos diocesanos para conversar sobre os momentos vivenciados no ENPJ e irão trabalhar para que o subsídio “Somos Igreja Jovem” chegue até as bases. Outro compromisso é a vivência da missão e a multiplicação desse serviço, uma vez que a atividade da missão foi um dos momentos mais importantes do encontro na visão dos delegados.


                                                         Foto: Teias da Comunicação-ENPJ
Subsídio de estudo foi lançado no ENPJ e será utilizado na PJ da Diocese de Oliveira
Vinícius Borges Gomes - colaboração: jovens da PJ da Diocese de Oliveira

Nenhum comentário: